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Sala de Aula da Unidade de MultideficiênciaO presente artigo comenta o papel da escola na educação de alunos com multideficiência, tendo por base uma perspetiva inclusiva de educação, identificando-se alguns princípios básicos que orientam a intervenção educativa e refletindo-se acerca do papel da escola no processo de educação destes alunos.

Atualmente as crianças passam a maior parte do seu tempo diário na escola, confinadas ao mesmo espaço durante muitas horas. A escola sempre se deparou com crianças com dificuldades académicas e de gestão comportamental, onde se insere a Perturbação da Hiperatividade com Défice de Atenção. De acordo com Neves (2011) As crianças com PHDA (…), pelas suas características específicas, mas também pelo tipo de exigências que a escola coloca, apresentam particulares dificuldades de relacionamento interpessoal e numa significativa percentagem, problemas de realização académica.”

“O ensino deverá ser ministrado sob uma forma isenta de constrangimento… Porque o homem livre não deve aprender como um escravo; com efeito, quando os exercícios são praticados à força, o corpo não se encontra pior por isso, mas as lições que se fazem entrar à força na alma não ficam aí. Não uses de violência na educação das crianças, mas procede de modo que se instruam brincando; poderás assim discernir as tendências de cada uma.” (Platão, in “A República”, Liv.VII – in Alberto Sousa, 2003, p.121)

A dislexia é considerada uma dificuldade crónica, que se manifesta pela dificuldade em aprender a ler, sem que tal esteja relacionado com a qualidade do ensino, o nível inteletual, as oportunidades socioculturais, nem com alterações sensoriais. Estas dificuldades têm uma base neurobiológica, ou seja, existem alterações na estrutura e funcionamento neurológico, e têm influências genéticas.

É uma das problemáticas de alguns dos alunos do nosso agrupamento, daí a pertinência de dar a conhecer um pouco sobre a mesma. A Paralisia Cerebral caracteriza-se por uma perturbação no desenvolvimento do controlo motor e da postura, como consequência de uma lesão/ anomalia que afeta o cérebro no período de desenvolvimento.

O termo multideficiência é uma denominação utilizada para caraterizar crianças/jovens que apresentam combinações decorrentes de acentuadas limitações em diversos domínios, nomeadamente, cognitivo, motor e/ou sensorial (visão e audição). É ainda frequente manifestarem limitações graves no domínio da comunicação e/ou cumulativamente, problemas de saúde.

Jornal Pangeia

Capa março 2018

Vende-se na papelaria da escola sede

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