Escolas

 

O AEPAL possui cinco bibliotecas escolares
(BE) integradas no Programa da Rede de
Bibliotecas Escolares (RBE).

 

Estas servem, assim, de forma articulada, todos
os elementos da comunidade educativa e são
geridas por um grupo coordenador, composto
por duas professoras bibliotecárias com formação especializada, que asseguram a organização dos recursos e que pretendem contribuir para a melhoria dos resultados escolares dos alunos, designadamente através do desenvolvimento dos hábitos e competências de leitura, da literacia de informação e das competências digitais. Pretendem ainda trabalhar em colaboração com todas as estruturas do agrupamento e apoiar as atividades curriculares, livres, extracurriculares e de enriquecimento curricular incluídas no Plano Anual de Atividades do Agrupamento.

 

 

  

As BE são espaços multimédia, estão em livre acesso para consulta e produção de documentos em diferentes suportes e têm funções diversas: formar, informar, contribuir para o enriquecimento cultural dos alunos, para o desenvolvimento do espírito crítico e da autonomia, promovendo, assim, a sua formação integral, o gosto pela autoaprendizagem e o desenvolvimento de competências de aprendizagem ao longo da vida. No atual contexto da sociedade de informação é também objetivo das BE contribuir para a utilização crítica dos distintos suportes de informação, aumentando os níveis das diferentes literacias.

 

As BE, enquanto espaços integradores de toda a comunidade educativa, estão envolvidas na concretização das grandes linhas de ação do Projeto Educativo e pretendem estar ao serviço de cada uma das metas traçadas, assumindo, deste modo, a sua centralidade e transversalidade na escola enquanto instituição. No entanto e para que isso aconteça é importante promover a alteração de práticas e a valorização do papel e função da BE, nomeadamente assumindo como prioridade a formação nesta área e, em conjunto com o CFAERC, mobilizar recursos para que seja assegurada formação a todo o corpo docente. Só assim se poderá alcançar o desígnio de trabalhar colaborativamente, em verdadeira articulação curricular, cumprindo as orientações do referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”.

 

Jornal Pangeia

pangeia 2 período

Vende-se na papelaria da escola

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