Escolas


Bairro Escolar, Malveira
2665-226 Malveira

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Fax: 219 861 565


 

 

A escola sede teve a sua origem no antigo Externato da Malveira, inicialmente apenas com as valências do Pré-Escolar e Primeiro Ciclo, sendo posteriormente alargado aos outros níveis de escolaridade denominados então Ciclo Preparatório e Ensino Liceal.

 

Bloco D

 

Este agrupamento deve o seu nome ao professor Armando de Lucena em homenagem à sua vasta obra enquanto artista plástico e ao seu percurso docente na escola construída anos mais tarde. O atual edifício foi inaugurado em 1987 como Escola C+S da Malveira. O logotipo que identifica este agrupamento representa símbolos inerentes à Malveira/Zona Oeste (Um moinho de vento, um sol, duas crianças). Este foi selecionado através de concurso interno.

 

Logotipo oficial do agrupamento com um moínho

 

A constituição física da Escola assenta num conjunto de cinco blocos escolares e um campo desportivo, além de uma área descoberta constituída por espaços planos, escadas de acesso aos pavilhões e taludes com algumas áreas ajardinadas. O pavilhão A é o maior e nele concentram-se os serviços administrativos e de apoio à realização das atividades educativas: Secretaria, Direção, Biblioteca e SEIAA, instalações sanitárias, sala de convívio dos alunos, sala do pessoal não docente, papelaria e reprografia, bar, cantina escolar, sala de atendimento de pais e encarregados de educação, pequena sala de trabalho, sala de professores e sala de trabalho de diretores de turma. Nos pavilhões B, C, D concentram-se as salas de aula, arrecadações para apoio às atividades letivas e instalações sanitárias. Existe o pavilhão E, pré-fabricado e colocado pela Câmara Municipal de Mafra, no ano letivo de 2004/2005, onde existe uma sala de projeção, o gabinete conjunto do SPO e da Educação Especial e o Gabinete de Apoio ao Aluno.

 


 

As atividades desportivas são realizadas no
Pavilhão Desportivo Municipal Eng.º Ministro dos
Santos, espaço contíguo ao Estabelecimento Escolar.
Existe ainda uma parede de escalada, no pavilhão A.

 

A Escola Básica apresenta ainda alguns espaços degradados,
revelando desgaste em termos de utilização.
Existem áreas espaçosas, adaptadas para diferentes atividades mas não facilitadoras de práticas que envolvam maior interação entre os alunos e diferentes experiências de aprendizagem.

 

Bloco A

 

As condições a nível trabalho individual para os docentes, são escassas e muito partilhadas devido à restrita oferta de espaços.

 

A escola sede não dispõe de laboratórios adequados ao ensino experimental das ciências. No entanto, existem salas adaptadas que permitem uma aproximação às práticas experimentais. Poucas escolas do 1º CEB estão apetrechadas com recursos materiais adequados à prática das atividades experimentais e as que possuem estes recursos, possuem-nos em pouca quantidade e variedade.

 

Nenhuma escola possui um auditório onde se possam realizar atividades específicas, como palestras, assembleias ou outras, envolvendo um público mais numeroso, utiliza-se por isso, o Auditório da Casa da Cultura da Malveira e ao auditório do Salão Paroquial, no que diz respeito às escolas da Malveira. As restantes escolas do AEPAL utilizam os pavilhões desportivos da autarquia.

O Agrupamento possui, ainda, espaços especializados para a integração de crianças com Currículo Específicos Individuais (CEI)  –  uma sala na escola sede e duas Unidades de Multideficiência (uma na EB1 da Malveira e a outra na escola sede).

 

Para os alunos que frequentam os Cursos de Educação e Formação (CEF) existem salas adequadas à especificidades de cada curso, (duas salas de informática e uma sala com materiais para o Serviço de Mesa e Bar.)


 

O AEPAL possui cinco bibliotecas escolares
(BE) integradas no Programa da Rede de
Bibliotecas Escolares (RBE).

 

Estas servem, assim, de forma articulada, todos
os elementos da comunidade educativa e são
geridas por um grupo coordenador, composto
por duas professoras bibliotecárias com formação especializada, que asseguram a organização dos recursos e que pretendem contribuir para a melhoria dos resultados escolares dos alunos, designadamente através do desenvolvimento dos hábitos e competências de leitura, da literacia de informação e das competências digitais. Pretendem ainda trabalhar em colaboração com todas as estruturas do agrupamento e apoiar as atividades curriculares, livres, extracurriculares e de enriquecimento curricular incluídas no Plano Anual de Atividades do Agrupamento.

 

 

  

As BE são espaços multimédia, estão em livre acesso para consulta e produção de documentos em diferentes suportes e têm funções diversas: formar, informar, contribuir para o enriquecimento cultural dos alunos, para o desenvolvimento do espírito crítico e da autonomia, promovendo, assim, a sua formação integral, o gosto pela autoaprendizagem e o desenvolvimento de competências de aprendizagem ao longo da vida. No atual contexto da sociedade de informação é também objetivo das BE contribuir para a utilização crítica dos distintos suportes de informação, aumentando os níveis das diferentes literacias.

 

As BE, enquanto espaços integradores de toda a comunidade educativa, estão envolvidas na concretização das grandes linhas de ação do Projeto Educativo e pretendem estar ao serviço de cada uma das metas traçadas, assumindo, deste modo, a sua centralidade e transversalidade na escola enquanto instituição. No entanto e para que isso aconteça é importante promover a alteração de práticas e a valorização do papel e função da BE, nomeadamente assumindo como prioridade a formação nesta área e, em conjunto com o CFAERC, mobilizar recursos para que seja assegurada formação a todo o corpo docente. Só assim se poderá alcançar o desígnio de trabalhar colaborativamente, em verdadeira articulação curricular, cumprindo as orientações do referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”.

 


 

Nestes espaços são servidas diariamente refeições
à quase totalidade das crianças matriculadas no
pré-escolar 1º ciclo e, em média,  a 220 alunos do 2º
e 3º ciclos. O elevado número de refeições servidas
na Escola sede exige aos alunos algum tempo de
espera, situação que se acentuou nos últimos anos
letivos, pois têm recorrido cada vez mais a
este serviço.

 

Face ao número crescente de alunos com carências alimentares, a autarquia proporciona pequenos almoços a algumas crianças do Pré-escolar e 1ºCEB. A Direção do agrupamento, no âmbito do Programa Escolar de Reforço Alimentar (PERA), proporciona pequenos almoços e almoços, a alguns alunos, referenciados pelos respetivos diretores de turma.

 

A manutenção e preservação dos espaços, na escola sede, constituem também objetivos bem patentes, quer na preocupação da resposta imediata aos arranjos necessários para um funcionamento normal, quer no embelezamento e limpeza dos espaços. As restantes escolas do AEPAL estão sob a tutela da autarquia que zela pela sua cuidadosa manutenção.

 

Face à descrição da escola sede, apresentada anteriormente, não deixa de ser notória a presença de alguns pontos menos favoráveis, que se vão detetando e que apontam para a necessidade de correção, como seja: reconstrução da escola sede com a substituição de coberturas em fibrocimento, colocação de elevador no pavilhão A (para acesso à biblioteca) ou uma edificação nova de todos os pavilhões ou área correspondente, eliminando a existência de barreiras arquitectónicas.

 

Todos os materiais / equipamentos móveis que existem nos diferentes estabelecimentos (portáteis, material de laboratório, material de matemática, projetor, material áudio, entre outros) estão disponíveis para uso, em todo o Agrupamento, através de processos prévios de requisição.

 

O Agrupamento dispõe de material informático e de equipamento multimédia, nomeadamente, um computador e projetor em todas as salas da escola sede e ainda um quadro interativo em oito salas de aula.

 

Na escola sede, a utilização destes equipamentos é generalizada, quer no domínio das práticas pedagógicas quer administrativas (sumários digitais e registo de faltas).

 

Jornal Pangeia

pangeia 2 período

Vende-se na papelaria da escola

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