Escolas

O antigo Externato da Malveira, de que a actual escola é "herdeira", foi criado no início dos anos 60 do século passado e teve como mentor o Prof. Gustavo Caetano. Este estabelecimento de ensino privado foi criado inicialmente com as valências do pré-escolar e 1º ciclo e só alguns anos depois, passou a leccionar também o ciclo preparatório e os cinco primeiros anos do ensino liceal. Durante dezasseis anos e até 1974, o Prof. Gustavo Caetano foi o proprietário e director do externato, tendo este chegado a ter uma frequência de cerca de 200 alunos dos dois sexos. O terreno onde o externato foi construído era, e ainda é, propriedade da Junta de Freguesia da Malveira e terá sido cedido para permitir a instalação de uma escola de ensino médio na região. O professor Armando de Lucena, o actual patrono da escola desempenhou ali funções docentes na disciplina de Desenho e foi seu Director Honorário durante vários anos.

 

Antigo Externato da Malveira
O Antigo externato da Malveira (foto Abril de 2003)

 

Após o 25 de Abril de 1974, sob proposta do prof. Gustavo Caetano, o Ministério da Educação passou a ser o proprietário da escola, ficando esta como uma secção da Escola Preparatória D. João V, sedeada em Mafra. A situação viria a alterar-se mais tarde quando a Secção do Liceu passou apenas a funcionar como Escola Preparatória.

 

O actual edifício foi inaugurado em 1987 como Escola C+S da Malveira, funcionando em horário normal com turmas do 5º, 6º e 7º anos de escolaridade. Nos anos lectivos seguintes, adoptou os 8º e 9º anos de escolaridade. Durante estes anos ainda se continuaram a utilizar as antigas instalações do antigo externato para aulas de Educação Física e para aulas do 9º ano. Só no ano lectivo de 1992/93 a escola viria a prescindir dessas instalações, actual Centro Cultural da Malveira, já em funcionamento.

 

No ano lectivo de 2004/2005, uma comissão executiva instaladora, procedeu à reformulação do sistema organizacional da escola, instalando os órgãos do novo agrupamento de Escolas, denominado Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena.

Entrada da actual Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Prof. Armando de Lucena, sede do Agrupamento
Entrada da actual Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Prof. Armando de Lucena, sede do Agrupamento

Jornal Pangeia

pangeia 2 período

Vende-se na papelaria da escola

 NEWSLETTER

MAIO

 FACEBOOK

Facebook do Agrupamento

JSN Epic template designed by JoomlaShine.com